quinta-feira, 18 de abril de 2013

A Crochetagem Mio-Aponeurótica


>





Resultado de imagem para crochetagem
É uma terapia manual que consiste em um tratamento externo indolor, praticado através de instrumentos semelhantes a agulhas de crochet, os chamados "crochets" (ou ganchos), que visa quebrar aderências e fibroses do sistema músculo-esquelético.

A técnica foi criada pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman, colaborador do Dr Cyriax pela impossibilidade dos dedos humanos chegarem à profundidade dos deslizamentos mio-aponeuróticos e realizar a fibrólise.

A Crochetagem Mio-Aponeurótica, também é conhecida como Diafibrólise Percutânea. Etimologicamente, Diafibrólise Percutânea significa rotura, lise do tecido fibrótico através da cútis, isto é, sem incisão aberta. Para isto utiliza-se ganchos especiais desenhados para este fim terapêutico.

A Crochetagem Mio-Aponeurótica trabalha exatamente nos conjuntos de músculos, através do conhecimento fino de anatomia palpatória clínica e da técnica de colocação dos crochets sobre a pele, visando a liberação de aderências ou fibrólises.

OBJETIVO
A Crochetagem Mio-Aponeurótica trabalha a quebra de aderências e fibroses entre os diferentes planos de deslizamento dos músculos, tendões, ligamentos e nervos, devolvendo a mobilidade e função normais. Através do conhecimento fino em anatomia palpatória e a aplicação dos crochets sobre a pele, o profissional poderá obter melhores resultados. Liberar através de um gancho as diferentes capas musculares para deslizamento normal, dissolver os cristais de oxalato cálcico e melhorar os movimentos de deslizamento entre as fáscias.

O objetivo é o de separar bem estas estruturas anatômicas (músculos, fáscias, ligamentos) para, desta forma, liberar as artérias, veias, nervos e gânglios que passam entre elas e então tratar os fenômenos inflamatórios (tipo neuralgia). Assim obtém-se o relaxamento do músculo por meio dos feixes neuromusculares, inibindo a hiperatividade gama. A função primordial é o de tratar os pontos de tensão ou pontos trigger e preparar uma zona anatômica para receber um tratamento manipulativo ou de outra índole.

MATERIAL
Utiliza-se como ferramenta ganchos fabricados em fibra de carbono. A curvatura do gancho não é concêntrica. A extremidade final, a ponta do gancho, é mais plana, com o objetivo de "apanhar" a zona a desfibrolisar.

Existem quatro tamanhos de gancho que se adaptam as distintas zonas de tratamento.
Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário