>

A crochetagem (palavra derivada do francês, que significa gancho) ou diafribólise percutânea, é um método de auxílio ao tratamento de dores mecânicas do aparelho locomotor, causado por aderências e nódulos sensíveis na fácia (membrana que cobre o músculo) ou no próprio músculo. As aderências impedem o livre movimento entre os músculos, causando irritação neste local, estendendo aos tendões, ligamentos e até nervos.
Condromalacia Patelar x Fisioterapia
Saiba tudo sobre a Fototerapia
Ginastica Laboral para as empresas
Insuficiencia Cardiaca x Fisioterapia
A crochetagem realiza a destruição destes processos através da mobilização dos ganchos (agulhas de crochetagem) colocados sobre a pele mobilizando- a.
"É uma técnica que auxilia a fisioterapia convencional e manipulativa. Só pode aplicar esta técnica quem tem curso de aprimoramento para ela, pois uma manobra errada, pode traumatizar mais o tecido “lesado” e aumentar a aderência e consequentemente a inflamação e dor." diz a Dra Daniela Souto, da FisioQuality.
Ela tem uma grande vantagem, que é a rapidez de resultados quando bem indicada e realizada. Sua indicação é para: dores causadas por traumas e inflamações do sistema músculo- esquelético em geral, limitação do movimento articular, fibrose cicatricial traumática ou cirúrgica (como no caso das ortopédicas, de mastectomia e cirurgias cardíacas), doenças inflamatórias como tendinites, periartrites, periostites, fibromialgia, cervicalgias e lombalgias.
Contra-indicações da Crochetagem
A sessão de crochetagem
A indicação da crochetagem
História da Crochetagem
Publicado em 11/04/13 e revisado em 29/04/20
Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
Nenhum comentário:
Postar um comentário