terça-feira, 13 de outubro de 2020

Crochetagem no tratamento da Pubalgia


>






A pubalgia, do ponto fisiopatológico, é um processo inflamatório que acomete a sínfise púbica, produzindo alterações condrais e ósseas nesta articulação. Os principais sintomas incluem quadro álgico na região púbica, dor na origem dos adutores e dor escrotal. Na maioria dos pacientes os sintomas são autolimitados e desaparecem gradualmente em semanas ou meses; porém, nos pacientes submetidos aos esforços físicos, essa dor pode tornar-se progressiva e intensa, incapacitando-os para as atividades de vida diária.

A principal característica clínica desta patologia é a dor, sendo de suma importância a sua localização, sua conseqüência e seu tempo, assim como a impotência funcional específica que produz. Dor que definirá, segundo os parâmetros clássicos da patologia, o espaço, a qualidade, a quantidade, o tempo e a causa.

Os principais sintomas incluem:
 dor na região púbica;
dor na origem dos adutores;
dor escrotal
etc.
Nas pubalgias de origem infecciosas podem estar presentes:
febre;
leucocitose;
aumento dos níveis de hemossedimentação.

A crochetagem como tratamento

A crochetagem ou diafibrólise percutânea é um método de tratamento fisioterapêutico. Utiliza um gancho colocado e mobilizado sobre a pele para destruir aderências e corpúsculos irritativos inter-aponeurótico ou mio-aponeurótico.

O princípio do tratamento se baseia numa abordagem do tipo "centrípeta". Na presença de uma dor localizada em um local específico, o terapeuta inicia sua busca palpatória manual nas regiões afastadas (proximais e distais) do foco doloroso.

Esta busca palpatória segue cadeias lesionais que estão em relação anatômica (mecânica, circulatória e neurológica) com a lesão. Esta concepção
permite evitar o aumento da dor, chamado de efeito rebote, conseqüência de
um tratamento exclusivamente sintomático.

Esta descrição se aplica a um terapeuta destro, para quem segura seu gancho na mão direita e que palpa com a mão esquerda, sendo que o canhoto terá que realizar de forma inversa.

O efeito proporcionado pela referida técnica é provocar uma alteração
morfológica em uma estrutura lesada, influenciando-a em seu funcionamento
normal e ausentando suas manifestações clínicas (sinais e sintomas).

As principais indicações para o uso do gancho são:

as aderências consecutivas a um traumatismo levando a um derrame
tecidual;
as aderências consecutivas a uma fibrose cicatricial iatrogênica cirúrgica;
as algias inflamatórias ou não inflamatórias do aparelho locomotor: miosite , epicondilites , tendinites , periartrites, pubalgia , lombalgia, torcicolo e
etc;
as nevralgias consecutivas a uma irritação mecânica dos nervos periféricos, occipitalgia do nervo de Arnold, nevralgia cervico-braquial, nevralgias intercostais, ciatalgia;
as síndromes tróficas dos membros: algoneurodistrofia, canal do carpo.

A pubalgia pode ocorrer devido a um desajuste mecânico na sínfise púbica, que leva a um processo inflamatório, tendo como causa a hipertrofia da musculatura do reto abdominal ou dos adutores da coxa e a solicitação excessiva dos mesmos, fazendo com que haja um desequilíbrio mecânico.

A crochetagem é uma técnica de fácil aplicabilidade e com resultados rápidos e satisfatórios. Tem demonstrado ser muito eficaz no tratamento da pubalgia quando associado, ou não, a outras técnicas terapêuticas. A associação da crochetagem a outras técnicas pode potencializar o tratamento.

Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário